Exames de Doppler

Eco Color Doppler Vascular

Eco Color Doppler Vascular é um exame de ultrassonografia realizado com o intuito de diagnosticar a situação dos vasos sanguíneos. Além disso, é usado para detectar diversas doenças em diferentes partes do corpo.

Principais benefícios do exame:
Estudo da anatomia;
Apontamento da direção do fluxo sanguíneo;
Avaliação da presença de alterações nas veias;
Avaliação de alterações das artérias de membros inferiores;
Avaliação dos vasos arteriais cervicais.

Confira os Exames de Eco Doppler Vascular realizados pela Clínica Fluxus
  • Eco Color Doppler Arterial nos Membros Inferiores.
  • Eco Color Doppler Arterial nos Membros Superiores.
  • Eco Color Doppler Venoso nos Membros Inferiores.
  • Eco Color Doppler Venoso nos Membros Inferiores.
  • Eco Color Doppler das Artérias Carótidas e Vertebrais.
  • Eco Color Doppler da Aorta e das Artérias Ilíacas.

Eco Color Doppler da Aorta e das Artérias Ilíacas

O Eco Color Doppler da aorta e das artérias ilíacas é um exame médico de imagem, não invasivo, realizado com um aparelho de ultrassom com Doppler. Dessa forma, permite-se a visualização direta e análise dos vários aspectos das paredes dos vasos e do fluxo sanguíneo no interior deles. Este é, também, o exame ideal para investigar ou acompanhar a evolução de aneurismas, doenças arteriais obstrutivas ou ateroscleróticas

Quando é indicado?
Para pessoas entre 60 e 85 anos de idade e que possuem fatores de risco cardiovascular. Para pessoas de 50 anos ou mais, com história familiar de aneurismas.


Como o exame é realizado?
Semelhantemente à ultrassonografia abdominal, o Eco Color Doppler da Aorta e das Artérias Ilíacas é realizado com o paciente deitado em uma mesa de exame clínico.

Preparo para o exame:
Jejum absoluto de 6 horas*
Não fumar na véspera e no dia do exame.
Não ingerir bebidas gaseificadas.
Não mascar chicletes.
Tomar medicação para reduzir os gases intestinais

*Diabéticos devem fazer desjejum leve, bem como, ao fazer uso de medicamentos rotineiros, se administrados por via oral, estes devem ser tomados com pouca água.

Eco Color Doppler das Artérias Carótidas e Vertebrais

O Eco Color Doppler das Artérias Carótidas e Vertebrais é um exame médico de imagem não invasivo, visto que realizado com um aparelho de ultrassom com Doppler.

Quando é indicado?
Em casos de história de traumas na região cervical;
Em caso de doenças que acometem os vasos cervicais;
Para que seja acompanhada a evolução, tanto do tratamento cirúrgico, como de angioplastias das carótidas;
Com o intuito de avaliar e detectar precocemente doenças ateroscleróticas obstrutivas ou outras patologias que podem acometer essas artérias e a circulação cerebral.

Como o exame é realizado?
O Eco Color Doppler das Artérias Carótidas e Vertebrais é realizado com o paciente deitado e a cabeça levemente girada para o lado oposto ao do local a ser examinado.

Eco Color Doppler Arterial dos Membros Superiores

Eco Color Doppler Arterial dos Membros Superiores é um exame médico de imagem, não invasivo, realizado com um aparelho de ultrassom com Doppler. Assim, permite-se identificar e analisar as anormalidades das artérias subclávias e dos membros superiores.

Quando é indicado?
Para detectar estenoses (compressão das artérias), oclusões (fechamento das artérias) ou aneurismas das artérias subclávias e dos braços. Além disso, é indicado para identificar lesões provocadas por traumatismos agudos.

Como o exame é realizado?
Para a realização do Eco Color Doppler Arterial dos Membros Superiores, o paciente fica deitado em decúbito dorsal ou sentado. O exame é, então, realizado desde a base do pescoço, passando pela axila e indo até o punho. Não é necessário nenhum preparo

Eco Color Doppler Arterial dos Membros Inferiores

Eco Color Doppler Arterial dos Membros Inferiores é um exame médico de imagem, não invasivo, realizado com aparelho de ultrassom. Desse modo, procura-se localizar, analisar e confirmar o diagnóstico clínico de doenças nas principais artérias da perna. Além disso, não é necessário nenhum preparo.

Quando é indicado?
Em pacientes com fatores de risco de doenças arteriais oclusivas crônicas ou com um quadro clínico agudo;
Com a finalidade de investigar lesão arterial produzida por trauma no trajeto do vaso;
Para o controle pós-tratamento clínico, cirúrgico ou endovascular.

Eco Color Doppler Venoso dos Membros Superiores

O Eco Color Doppler Venoso dos Membros Superiores é um exame médico de imagem, não invasivo, realizado com um aparelho de ultrassom. Dessa forma, permite-se analisar as anormalidades das veias superficiais e profundas dos membros superiores e das veias subclávias.

Quando é indicado?
É indicado para que se realize o mapeamento das veias do braço que serão usadas para a confecção de fístulas arteriovenosas em pacientes portadores de insuficiência renal crônica e que serão submetidos à hemodiálise;
Para acompanhar a evolução de uma fístula já confeccionada;
Para diagnosticar compressão ou trombose venosa nas veias subclávias, ou estenoses ou tromboses nas veias superficiais ou profundas do braço.

Como o exame é realizado?
Para a realização do Eco Color Doppler Venoso dos Membros Superiores, o paciente pode ficar deitado ou sentado. O exame é feito desde a base do pescoço, passando pela axila e indo até o punho. Além disso, não é necessário nenhum preparo prévio.

Eco Color Doppler Venoso dos Membros Inferiores

O Eco Color Doppler Venoso dos Membros Inferiores é um exame de imagem não invasivo, realizado com aparelho de ultrassom. Este exame é feito visando localizar e analisar características anatômicas normais ou alterações do sistema venoso superficial e profundo dos membros inferiores. .

Quando é indicado?
Para investigar edema dos membros inferiores;
Para que sejam feitas avaliações pré-operatórias para cirurgia de varizes;
Com o propósito de mapear safenas que sejam boas e que possam ser usadas como ponte em cirurgia de revascularização cardíaca;
Visando diagnosticar a presença ou a exclusão de tromboses venosas recentes ou antigas dos membros inferiores.

Como é realizado o exame?
Inicialmente, o paciente fica deitado numa mesa de exame, em decúbito dorsal. A perna deve estar semifletida e com discreto giro para fora. De modo a facilitar o procedimento, coloca-se gel ao longo de toda a perna, desde a virilha até o tornozelo.

Após, para realizar o exame do sistema venoso superficial (das safenas), o paciente fica em pé com a perna semifletida, com discreto giro para fora. Então o mesmo procedimento descrito acima é adotado durante o exame.


Preparo para o Exame?
Para a realização do Eco Color Doppler Venoso dos Membros Inferiores não é necessário preparo específico. No entanto, é aconselhável que o paciente esteja bem hidratado. Isto serve para prevenir hipotensão postural e lipotimia, que podem ocorrer quando se fica por muito em pé.