fbpx Skip to main content

Eco Color Doppler Vascular

O Eco Color Doppler Vascular é um exame de imagem que utiliza o ultrassom com o Doppler, tendo como objetivo a análise do fluxo do sangue e da anatomia dos vasos arteriais e venosos. Esse exame é de fundamental importância para que o médico possa fazer o diagnóstico das diversas doenças vasculares em diferentes partes do nosso corpo. É um exame indicado e indispensável para firmar ou excluir o diagnóstico de tromboses venosas e\ou arteriais.

Principais benefícios do exame:

  • Estuda a anatomia dos vasos arteriais e venosos;
  • Indica a direção e/ou alterações do fluxo sanguíneo;
  • Investiga a existência de insuficiência e/ou trombose das veias;
  • Investiga a existência de estenoses ou obstrução das artérias;
  • Investiga a existência de aneurismas das artérias;
  • Avalia a existência de estenoses ou obstrução das arteriais carótidas e vertebrais.

Eco Color Doppler da Aorta e das Artérias Ilíacas


Duração Média
30 Min.

Orientações para realização de Exames de Ultrassonografia do abdômen , Eco Doppler Vascular da Aorta, artérias e Veias Ilíacas, Veia Cava Inferior e das artérias Mesentéricas e Renais.

1) – Compareça à clínica com quinze minutos de antecedência do horário previsto para a realização do seu exame.

2) – Fique em jejum por um período de no mínimo seis horas, antes do exame.

3) – Se o Sr.(a) é portador de diabetes, faça um desjejum leve com torradas e chás, quatro horas antes do horário previsto para a realização do seu exame.

4) – Os seus medicamentos de uso rotineiros, tomados por via oral, devem ser ingeridos com pouca água.

5) – Não ingerir bebidas gasosas e alimentos como frituras, leite, queijos, feijão e repolho , na véspera e no dia do exame.

6) – Não mascar chiclete na véspera e no dia do exame.

7) – Se Sr.(a) for fumante, evite fumar na véspera e no dia antes do exame.

8) – Vinte e quatro  horas antes do horário previsto para a realização do seu exame, inicie o uso do LUFTAL, tomando 50 gotas de oito em oito   horas. Tome uma dose do LUFTAL duas horas antes do exame.

9) – TAMARINE 12 mg— toma uma cápsula na noite anterior ao exame.

OBSERVAÇÃO:  Excepcionalmente, quando o preparo para o exame não ficar bom com o jejum e o uso do LUFTAL, será necessário o uso do TAMARINE. Porém, essa indicação ficará a cargo do médico que fará o exame.

Nota: É muito importante que essas orientações sejam obedecidas, pois, somente dessa forma o seu intestino ficará livre ou com pouco gases, o que é importante para que o seu exame possa ser realizado com sucesso.

 Se o Sr.(a) tiver qualquer dúvida, fale com a gente através.

WhatsApp: 61 98158-1206

Atenciosamente,
Equipe de atendimento da Clínica Fluxus

Eco Color Doppler Venoso dos Membros Superiores


Duração Média
30 Min.

O Eco Color Doppler Venoso dos Membros Superiores é um exame médico de imagem, não invasivo, realizado com um aparelho de ultrassom. Dessa forma, permite-se analisar as anormalidades das veias superficiais e profundas dos membros superiores e das veias subclávias.

Quando é indicado?

  • É indicado para que se realize o mapeamento das veias do braço que serão usadas para a confecção de fístulas arteriovenosas em pacientes portadores de insuficiência renal crônica e que serão submetidos à hemodiálise;
  • Para acompanhar a evolução de uma fístula já confeccionada;
  • Para diagnosticar compressão ou trombose venosa nas veias subclávias, ou estenoses ou tromboses nas veias superficiais ou profundas do braço.

Como o exame é realizado?
Para a realização do Eco Color Doppler Venoso dos Membros Superiores, o paciente pode ficar deitado ou sentado. O exame é feito desde a base do pescoço, passando pela axila e indo até o punho. Além disso, não é necessário nenhum preparo prévio.

Eco Color Doppler das Artérias Carótidas e Vertebrais


Duração Média
30 Min.

O Eco Color Doppler das Artérias Carótidas e Vertebrais é um exame médico de imagem não invasivo, visto que realizado com um aparelho de ultrassom com Doppler.

Quando é indicado?

  • Em casos de história de traumas na região cervical;
  • Em caso de doenças que acometem os vasos cervicais;
  • Para que seja acompanhada a evolução, tanto do tratamento cirúrgico, como de angioplastias das carótidas;
  • Com o intuito de avaliar e detectar precocemente doenças ateroscleróticas obstrutivas ou outras patologias que podem acometer essas artérias e a circulação cerebral.

Como o exame é realizado?
O Eco Color Doppler das Artérias Carótidas e Vertebrais é realizado com o paciente deitado e a cabeça levemente girada para o lado oposto ao do local a ser examinado.

Eco Color Doppler Arterial dos Membros Superiores


Duração Média
30 Min.

Eco Color Doppler Arterial dos Membros Superiores é um exame médico de imagem, não invasivo, realizado com um aparelho de ultrassom com Doppler. Assim, permite-se identificar e analisar as anormalidades das artérias subclávias e dos membros superiores.

Quando é indicado?
Para detectar estenoses (compressão das artérias), oclusões (fechamento das artérias) ou aneurismas das artérias subclávias e dos braços. Além disso, é indicado para identificar lesões provocadas por traumatismos agudos.

Como o exame é realizado?
Para a realização do Eco Color Doppler Arterial dos Membros Superiores, o paciente fica deitado em decúbito dorsal ou sentado. O exame é, então, realizado desde a base do pescoço, passando pela axila e indo até o punho. Não é necessário nenhum preparo

Eco Color Doppler Arterial dos Membros Inferiores


Duração Média
30 Min.

Eco Color Doppler Arterial dos Membros Inferiores é um exame médico de imagem, não invasivo, realizado com aparelho de ultrassom. Desse modo, procura-se localizar, analisar e confirmar o diagnóstico clínico de doenças nas principais artérias da perna. Além disso, não é necessário nenhum preparo.

Quando é indicado?

  • Em pacientes com fatores de risco de doenças arteriais oclusivas crônicas ou com um quadro clínico agudo;
  • Com a finalidade de investigar lesão arterial produzida por trauma no trajeto do vaso;
  • Para o controle pós-tratamento clínico, cirúrgico ou endovascular.

Eco Color Doppler Venoso dos Membros Inferiores


Duração Média
40 Min.

O Eco Color Doppler Venoso dos Membros Inferiores é um exame de imagem não invasivo, realizado com aparelho de ultrassom. Este exame é feito visando localizar e analisar características anatômicas normais ou alterações do sistema venoso superficial e profundo dos membros inferiores.

Quando é indicado?

  • Para investigar edema dos membros inferiores;
  • Para que sejam feitas avaliações pré-operatórias para cirurgia de varizes;
  • Com o propósito de mapear safenas que sejam boas e que possam ser usadas como ponte em cirurgia de revascularização cardíaca;
  • Visando diagnosticar a presença ou a exclusão de tromboses venosas recentes ou antigas dos membros inferiores.

Como é realizado o exame?
Inicialmente, o paciente fica deitado numa mesa de exame, em decúbito dorsal. A perna deve estar semifletida e com discreto giro para fora. De modo a facilitar o procedimento, coloca-se gel ao longo de toda a perna, desde a virilha até o tornozelo.

Após, para realizar o exame do sistema venoso superficial (das safenas), o paciente fica em pé com a perna semifletida, com discreto giro para fora. Então o mesmo procedimento descrito acima é adotado durante o exame.

Preparo para o Exame?
Para a realização do Eco Color Doppler Venoso dos Membros Inferiores não é necessário preparo específico. No entanto, é aconselhável que o paciente esteja bem hidratado. Isto serve para prevenir hipotensão postural e lipotimia, que podem ocorrer quando se fica por muito em pé.

Agende agora